Escola Viva recebe Mostra Cultural de Jovens Autistas
E foi nesse contexto que os 29 alunos que frequentam o Centro de Convivência, da Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, desenvolveram, entre os meses de março e julho de 2012, diferentes peças baseadas na obra do artista plástico Vasili Kandinsky. O resultado desse trabalho está aberto à comunidade, na Mostra Cultural dos Jovens Autistas, inaugurada na tarde de terça-feira, 7, no Centro de Formação Escola Viva. "Assim como eles desenvolvem a dança, a música, a educação física, a arte também integra nosso cronograma de atividades. Essa oficina de pintura inclui um trabalho feito em conjunto com os professores de educação artística, que acompanham passo a passo o processo de percepção e elaboração dos desenhos. Com o acompanhamento das professoras, eles exercitam o próprio olhar sobre as manifestações artísticas, bem como outras possibilidades através da orientação desses educadores", disse Laci Piccioni Rosado, diretora da escola.
De acordo com as professoras, o projeto de oficina de pintura e artesanato visa possibilitar, através da relação corpo, espaço, criação e expressão, a realização de um trabalho que busca a criação de uma identidade cultural e o resgate da autoestima, evidenciando que cada indivíduo é único e também parte de um todo integrado.
Para Santiago Peçanha, estudante, participar do trabalho é muito satisfatório, já que reproduz, muitas vezes, o próprio dia a dia. "Quando estamos desenhando, é como se estivéssemos criando nossos próprios animais, que a gente cuida em casa. E cada um faz o seu, é muito bom", disse. A exposição de pintura estará aberta à comunidade até o próximo dia 30 de agosto.
Por Anelize Kosinski
anelize@jornalagora.com.br
Foto: Fabio Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário